12ª Conferencia Latino-americana de Software Livre
Data e Local do Evento
14 a 16 de outubro de 2015 - Parque Tecnológico Itaipu - Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil

Latinoware 2015: software livre pode trazer avanços tecnológicos para a América Latina

  • latinoware_team

DSC_258522

Um grande público prestigiou na tarde desta quarta-feira (14), a abertura oficial da Conferência Latino-Americana de Software Livre (LATINOWARE). O evento reúne cerca de 4 mil participantes no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e é considerado um dos maiores do gênero no mundo.

Além de Jon “Maddog”, um dos principais entusiastas do software livre no mundo, participaram da solenidade, o diretor-técnico executivo da Itaipu Binacional, Airton Dipp; o diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), Marcos Vinicius Ferreira Mazoni; o diretor superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Juan Carlos Sutuyo; o reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Josué Modesto dos Passos Subrinho; o superintendente de Informática da Itaipu Binacional, José Washington de Medeiros; o chefe da Assessoria de Informações da Itaipu Binacional, coronel Carlos Roberto Sucha; entre outras autoridades.

Em seu discurso, Airton Dipp destacou que a inclusão digital é um vetor importante para o desenvolvimento de uma região. “Estamos dando mais um passo para consolidar os avanços tecnológicos na América Latina”. Já Juan Carlos Sotuyo, lembrou da importância de canais de comunicação dispostos a auxiliar na disseminação e divulgação das tecnologias livres. “Não adianta apenas termos software livre e hardware livre, enquanto não temos controle dos meios de comunicação”, explicou.

O coronel Carlos Roberto Sucha ressaltou a importância da segurança cibernética e citou o Laboratório de Segurança Eletrônica, de Comunicações e Cibernética (LaSEC²), inaugurado este ano no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), por meio de um acordo de cooperação entre Itaipu, o Exército Brasileiro e a Fundação PTI. “Todos estão conectados de alguma maneira. Por isso precisamos de segurança neste ‘novo mundo’ que vivemos”.

José Washington de Medeiros falou da intensa programação de atividades previstas nesta edição da Latinoware: “O nosso evento conta com atrações nacionais e internacionais, com palestrantes renomados. Levantaremos ainda mais alto a bandeira do software livre”.

A construção coletiva promovida pelas comunidades de software livre foi lembrada pelo diretor-presidente SERPRO, Marcos Vinicius Ferreira Mazoni. “Fico muito feliz em ver pessoas novas envolvidas na causa”, completou.

Acordo

Durante abertura, o SERPRO e o Laboratório de Software Livre do estado de Zacatecas, no México, assinaram um importante acordo de cooperação e transmissão de conhecimento. Nesta primeira etapa, duas soluções desenvolvidas pelo órgão brasileiro devem ser compartilhadas com os mexicanos: a suíte de comunicação Expresso, e o i-Educar, uma ferramenta de gestão educacional municipal. O documento foi assinado pelo diretor-presidente do SERPRO, Marcos Vinicius Ferreira Mazoni, e o coordenador do laboratório mexicano, Manuel Haro Marquez.

Os comentários estão desativados.

Apoio

logo_ifpr_foz2Protejaseusfilhosnic.cgiCoaltiudcanglojornallogo UTFPRlogo001