12ª Conferencia Latino-americana de Software Livre
Data e Local do Evento
14 a 16 de outubro de 2015 - Parque Tecnológico Itaipu - Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil

Infinitas possibilidades da impressão 3D e do hardware livre são apresentadas na Latinoware 2015

  • latinoware_team

IMG_8873

Você já imaginou imprimir a sua própria impressora 3D? Na Latinoware 2015, Claudio Sampaio (o “Patola”) mostrou que isto é possível e ainda citou vários modelos do equipamento, que está cada vez mais acessível. “Se impressoras podem criar formas arbitrárias, uma possibilidade é de imprimir uma impressora”, explicou.

Com 17 anos de experiência nas áreas de desenvolvimento de software e administração de sistemas, ele mantém um canal no Youtube (http://www.youtube.com/user/makerlinux), onde explica, passo-a-passo, inclusive como “fabricar” a inovação. “Este universo oferece uma infinidade de possibilidades. Não sabemos até onde vamos chegar. Estamos vivendo uma nova revolução tecnológica”, completou.

As duas palestras de “Patola” fizeram parte da programação do 1º Fórum Latino-Americano de Hardware Livre (Flahwl), que contou com 42 palestras e o Espaço Dumont Hacker Space, dedicado à exposição de dispositivos produzidos nos próprios hacker spaces, laboratórios e universidades.

De acordo com um dos organizadores do Flahwl, Thallis Antunes, a iniciativa comprova o crescimento do movimento nacional. “Hoje o Brasil não deve em nada para outros países neste tema”, destacou. Muito deste bom momento se deve à criação de novos hacker spaces no país (já são 20 no País). Neste locais, são desenvolvidos diversos tipos de trabalho, por meio do compartilhamento de ideias e equipamentos.

Entre os destaques do Espaço Dumont estiveram os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Tecnologia Acadêmica (CTA), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como a fresadora PCI João-de-Barro – utilizada para prototipagem rápida de placas de circuito impresso – e o TropOS – um sistema operacional livre completo, baseado no GNU/Linux Debian.

 

Os comentários estão desativados.

Apoio

logo_ifpr_foz2Protejaseusfilhosnic.cgiCoaltiudcanglojornallogo UTFPRlogo001