12ª Conferencia Latino-americana de Software Livre
Data e Local do Evento
14 a 16 de outubro de 2015 - Parque Tecnológico Itaipu - Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil

Internet evolui lentamente devido ao modelo de rede utilizado, destaca ciberativista

  • latinoware_team

IMG_8001

O ciberativista Davis Victor Feitosa apresentou na Latinoware 2015 um comparativo dos últimos 5 dos 25 anos da existência da Internet como conhecemos hoje. E a conclusão que tirou foi de que o veículo não evoluiu suficientemente no período.

Na palestra “Como comporta-se uma Rede Definida por Software (SDN) em um ambiente de produção”, ele explicou que parte desse atraso acontece devido ao atual modelo de rede utilizado, projetada em TCP/IP ou pilha de protocolos TCP/IP, um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores que resultam em um modelo engessado das arquiteturas de redes.

Nesse contexto, surgem as Redes Definidas por Software (do inglês, Software-Defined Network – SDN), representando uma maneira diferente de controlar, configurar e operar as redes. De acordo com Feitosa, esse modelo traz uma maior flexibilidade, facilitando na adição de elementos na rede, proporcionando a disponibilidade de trabalhar com recursos mais apropriados (principalmente para setores que buscam a virtualização), além da possibilidade de aumentar o parque tecnológico sem a necessidade de fornecedores.

A programação da Conferência Latino-Americana de Software Livre segue até o dia 16 de outubro. O evento é promovido pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Os comentários estão desativados.

Apoio

logo_ifpr_foz2Protejaseusfilhosnic.cgiCoaltiudcanglojornallogo UTFPRlogo001