12ª Conferencia Latino-americana de Software Livre
Data e Local do Evento
14 a 16 de outubro de 2015 - Parque Tecnológico Itaipu - Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil

Palestrante explica como novas tecnologias podem alavancar o setor de telecomunicações

  • latinoware_team

julianosene

Atualmente, apenas 30% do globo terrestre tem 100% de cobertura digital, um número muito baixo levando em conta os atuais avanços tecnológicos. Para o engenheiro de rede Juliano Sene, isso se deve ao baixo investimento em estruturas de apoio, uma vez que as ferramentas atuais de telecomunicação são antigas e sucateadas.

O assunto foi discutido na palestra “ Canivete suiço para pequenas Telecom”, na Latinoware 2015. No encontro, Sene falou das dificuldades do mundo das telecom, dos problemas com equipamentos de grande porte e da necessidade de inovações técnicas e financeiras para o setor.

O palestrante apresentou o Mikrotik, um sistema operacional baseado em software livre, que é usado em microprocessadores e em RouterBoards para gerenciamento de ISP`s – empresas que fornecem acesso à internet. De forma simplificada, o Mikrotik veio para alavancar, principalmente no Brasil, os pequenos e médios provedores para um patamar de inclusão das cidades, atendendo às suas demandas digitais.

Sene também afirmou que, com os RouterOS integrados com soluções OpenSource, é possível colocar pequenas companhias de telecomunicações no mesmo patamar técnico das grandes operadoras existentes no mercado.

A programação da Conferência Latino-Americana de Software Livre segue até o dia 16 de outubro. O evento é promovido pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Os comentários estão desativados.

Apoio

logo_ifpr_foz2Protejaseusfilhosnic.cgiCoaltiudcanglojornallogo UTFPRlogo001