12ª Conferencia Latino-americana de Software Livre
Data e Local do Evento
14 a 16 de outubro de 2015 - Parque Tecnológico Itaipu - Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil

Fórum Latino-Americano de Hardware Livre

  • latinoware_team

rover_5_bundle_01_small__97403.1407312517.1280.1280

Daniel Basconcello Filho e Frederico Gonçalves Guimarães

A robótica é um ramo tecnológico que teve sua origem filosófica na grécia antiga. Mas somente em 1921 a palavra “robô” apareceu quando um escritor checo chamado Karel Capek adaptou a palavra “robota” em uma de suas peças de teatro. A palavra “robota” significa “trabalho escravo” e de fato, a primeira aplicação para os robôs foi o trabalho industrial automatizado.

Porém, em 1967, no recém fundado Laboratório de Mídias do Instituto de Tecnologia de Massachussetts, Seymour Papert junto com Wally Feurzeig criaram uma linguagem de programação chamada LOGO, que consistia em digitar comandos que eram executados, inicialmente, por uma tartaruga gráfica, na tela do computador, e que posteriormente evoluiu para um robô físico. Temos então um casamento entre a teoria educacional construtivista e a técnica da robótica, formando uma nova teoria denominada, por Papert, como “construcionismo”.

Agora, quase 50 anos depois, a educação e a robótica livre unem forças também no Latinoware 2014, integrando palestras e compartilhando oficinas e experiências em dois espaços próprios. A ideia é trazer aos participantes a vanguarda da tecnologia associada a discussões sobre o cenário atual e futuro da educação. Teremos palestras e oficinas recheada de novidades sobre robótica aplicada, automação industrial, impressão 3D, hardware (e software) livres além de discussões pedagógicas e ferramentas educacionais que podem fazer a diferença em uma educação de qualidade, incluindo aí tanto ferramentas do desktop quanto online.

Nossa área para oficinas será remodelada para promover uma maior integração entre os palestrante e participantes. Teremos também um espaço para aqueles participantes que desejam mostrar os frutos de seus trabalhos para a comunidade, onde teremos tanto exposição de trabalhos quanto apresentações rápidas e desconferências. Em breve divulgaremos instruções sobre como você poderá mostrar seu trabalho para todos.

Portanto, venham! venham todos! Teremos tecnologia, educação e diversão pra todo mundo.

Apoio

logo_ifpr_foz2Protejaseusfilhosnic.cgiCoaltiudcanglojornallogo UTFPRlogo001