12ª Conferencia Latino-americana de Software Livre
Data e Local do Evento
14 a 16 de outubro de 2015 - Parque Tecnológico Itaipu - Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil

Segurança da informação está intimamente atrelada ao software livre, afirma palestrante

  • latinoware_team

sec2

Com a tecnologia cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, assegurar o direito à privacidade no mundo digital tornou-se uma tarefa complexa. Na palestra “Como proteger a sua privacidade na Era da Informação: a contra-utilização da tecnologia como forma de assegurar os seus direitos”, o professor e coautor dos livros Marco Civil da Internet, Gustavo Martinelli, falou sobre a segurança na internet.

O especialista explicou como a política das redes sociais e aplicativos desestimulam a leitura dos termos de uso, induzindo o usuário a permitir o acesso aos seus dados e informações pessoais que, posteriormente, podem ser utilizados de forma indiscriminada e até comercializados.

Esses documentos são elaborados de forma estratégica em fontes e tamanhos que desestimulam a leitura integral. Se um internauta precavido decide ler ininterruptamente os termos de uso das principais redes sociais que temos hoje, ele levaria mais de sete dias de leitura”, detalhou.

Mas nem tudo é má notícia para os usuários. De acordo com Martinelli, existem opções que podem minimizar e combater a espionagem e a captação de dados e informações. “A soberania e a segurança de informações pessoais e governamentais estão intimamente atreladas ao software livre e hardware livre, principalmente no que diz respeito ao uso de programas que possuem o selo da Free Software Foundation (Fundação para o Software Livre, em tradução livre).

Os comentários estão desativados.

Apoio

logo_ifpr_foz2Protejaseusfilhosnic.cgiCoaltiudcanglojornallogo UTFPRlogo001