12ª Conferencia Latino-americana de Software Livre
Data e Local do Evento
14 a 16 de outubro de 2015 - Parque Tecnológico Itaipu - Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil

Soluções desenvolvidas pelo Serpro serão utilizadas no México

  • latinoware_team

DSC_2698

Durante a abertura da Latinoware 2015, um importante acordo de cooperação e complementação estratégica entre o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o Laboratório de Software Livre, do estado de Zacatecas (México).

Nesta primeira etapa, o destaque fica por conta do compartilhamento de duas soluções desenvolvidas pelo órgão brasileiro: a suíte de comunicação Expresso, e o i-Educar, uma ferramenta de gestão educacional municipal. O memorando prevê ainda outras ações relacionadas à capacitação técnica, realização de workshops, além de licenças de software e conteúdos.

Segundo o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, o acordo possibilitará o crescimento de produtos do governo brasileiro. “Ambos terão, como benefícios, a criação de espaços de trabalho. A parceria envolve diminuir a curva de aprendizagem para eles em relação aos nossos produtos e nós ganharmos uma solução mais evoluída e totalmente bilíngue. No software livre, a relação é sempre de ganha-ganha”, aponta.

Para Manuel Haro, coordenador do Laboratório de Software Livre do Governo do Estado de Zacatecas, a cooperação fortalece o governo local a partir do respaldo institucional do Serpro. “Nesta primeira etapa vamos conhecer e compartilhar o funcionamento do Expresso e do i-Educar, produtos que temos muito interesse de implantação. Logo em seguida nos envolveremos com outras soluções, como o Noosfero e o Sterna”, adianta Manuel.

O Serpro é um dos responsáveis pela promoção da Latinoware 2015, ao lado da Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil e Companhia de Informática do Paraná (Celepar).

(Com informações da Assessoria/Serpro)

Os comentários estão desativados.

Apoio

logo_ifpr_foz2Protejaseusfilhosnic.cgiCoaltiudcanglojornallogo UTFPRlogo001