12ª Conferencia Latino-americana de Software Livre
Data e Local do Evento
14 a 16 de outubro de 2015 - Parque Tecnológico Itaipu - Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil

Jovens do ViraVida superam desafios e se tornam protagonistas na Latinoware 2014

  • admin

Alunos do ViraVida, projeto que atende jovens em situação de vulnerabilidade social, participaram da Latinoware 2014. A missão desses jovens foi auxiliar os participantes do evento na programação e montagem de robôs, com a utilização da tecnologia de robótica da Lego Education. Em dois dias, foram mais de 140 atendimentos.

A ideia surgiu a partir de um desafio, colocado pela própria Latinoware ao Conselho Nacional do SESI (SESI-CN), para interagir os alunos do ViraVida, de forma prática, com o evento. Desafio aceito, o SESI-CN convidou a parceira Lego Education, representada no Brasil por sua distribuidora exclusiva, a Zoom Education, para pensar uma forma de aliar o software livre, tema central do evento, à robótica, um das áreas educativas da Lego.

Romerito Carneiro Lima, especialista do programa ViraVida, no SESI-CN, e um dos responsáveis pela ação, explicou que a iniciativa teve como foco abrir a mente dos alunos para profissões e áreas do futuro. “É uma experiência impactante na vida desses jovens, que pode significar um divisor de águas na carreira profissional deles”.

Além do desafio de aprender e ensinar sobre robótica, tema ao qual não tinham afinidade e conhecimento algum, os alunos do ViraVida tiveram que lidar com processos essenciais para o sucesso e ampliação da ação. “Essa atividade foi fundamental para que os jovens aprendam a trabalhar em equipe e exerçam o papel de liderança no evento e na disseminação dessa metodologia para outros alunos do ViraVida em Foz do Iguaçu, Curitiba e Londrina”, revela Romerito.

A pequenina Laura*, rodeada por cinco alunos, estudantes universitários, conta que a ‘Laura instrutora’ é muito diferente daquela menina insegura de dois anos atrás. “Me sinto mais preparada para enfrentar os desafios. O ViraVida me ajudou a ser a pessoa que sou hoje, mais segura e desinibida”, comemora, sorridente.

Eles mostraram um desenvolvimento fantástico durante às oficinas. No primeiro dia, apenas 10% dos atendimentos foram feitos pelos alunos do ViraVida e 90% pelos técnicos do programa e profissionais da Lego Education. No segundo, a proporção foi inversa: eles foram responsáveis por 90%, ou mais, dos atendimentos”, destacou Nilton Sérgio Joaquim, representante da Zoom Education e responsável técnico pela aplicação da metodologia.

Apesar das dificuldades de assimilação do conteúdo técnico, do receio em auxiliar estudantes universitários, profissionais de tecnologia e até mesmo professores no cumprimento das tarefas, além do cansaço físico e mental, os alunos terminaram o dia com uma importante conclusão: “Somos diferentes de ontem, e seremos diferentes amanhã. Basta acreditar que somos capazes, para fazer ainda melhor”, conclui Cristina*, emocionada e com o sentimento de missão cumprida.

*Os nomes são fictícios, mas as histórias são reais e surpreendentes.

Fonte: Comunicação do Conselho Nacional do SESI

Os comentários estão desativados.

Apoio

logo_ifpr_foz2Protejaseusfilhosnic.cgiCoaltiudcanglojornallogo UTFPRlogo001